É possível ter uma brinquedoteca em qualquer lugar da sua casa com móveis planejados, saiba como!
Um ambiente que vem ganhando apreço pelos brasileiros, cada vez mais, tanto em estabelecimentos comerciais, como diferencial, e em residências para o desenvolvimento das crianças, é a brinquedoteca.
Muitos podem achar que o principal objetivo é apenas de lazer e passatempo infantil, mas na verdade, por meio do lúdico, possibilita a evolução mental, psicológica, social e física dos pequenos.
Esse espaço revolucionou a forma de aprendizado das crianças ao desenvolverem de forma autônoma e prazerosa, o raciocínio lógico, a coordenação motora, criatividade, concentração, independência, organização e o desenvolvimento de responsabilidade e cooperação.
Para saber mais sobre a origem e de como ter uma em casa, com móveis planejados, continue lendo.
A origem da brinquedoteca
Em 1934, uma loja de brinquedos na cidade de Los Angeles, estava com um problema de furtos realizado pelas crianças que estudavam em escola pública da região. A ideia inicial para solucionar o problema foi de criar um espaço de empréstimo de brinquedos, para que fosse acessível à comunidade.
A solução deu tão certo que na década de 60 se espalhou por toda a Europa que em 1963 surgiu a primeira Biblioteca de Brinquedos na Suécia, e em 1967 na Inglaterra.
No Brasil foi trazida em 1973 pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), apenas em forma de empréstimo, tanto dos brinquedos, como materiais pedagógicos. Mas em 1981 reformularam o modelo para proporcionar encontros de aprendizagem e socialização das crianças.
Depois disso, tomaram conta de escolas, creches, hospitais e centros de reabilitação. Atualmente estão presentes em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e hotéis, em condomínios ou residenciais, e estão invadindo o interior das casas e apartamentos, como forma de entreter os pequenos.
Como fazer uma brinquedoteca em casa, com móveis planejados?
Primeiro de tudo é estabelecer o espaço. Se estiver com um quarto sobrando, pode muito bem ser utilizado para isso, já para quem não tem, pode aproveitar o próprio quarto dos filhos, ou fazer em uma parte da sala.
O truque para qualquer um desses casos é investir em uma brinquedoteca planejada, para aproveitar 100% do ambiente, deixando-o funcional, organizado, elegante e que instigue a criatividade.
Dicas para escolher os móveis planejados
Você precisa investir em armários, estantes ou prateleiras para organizar os brinquedos, e aqui é preciso brincar com o design, com várias opções de desenhos e pinturas para sair do óbvio, criando uma atmosfera divertida e que desperte a curiosidade e criatividade do seu filho.
Como por exemplo essa brinquedoteca planejada feita pela Casa Inova:
Trouxemos para o lado de dentro, o conceito de casa na árvore, sonho de qualquer criança para brincar e deixar a imaginação fluir.
Por isso que elementos que remetem à natureza, além de estarem presentes no design dos móveis e nas cores, também tomam conta da decoração nesse ambiente.
Para a paleta de cores, pode usar e abusar dos tons vibrantes, com pinturas divertidas e até mesmo aplicação de adesivos. Mas claro, sem exageros, para não sobrecarregar o ambiente.
Outros móveis tão importantes quanto os de organizar e que não podem faltar são: mesa e cadeiras pequenas para atividades diversas.
Além disso, é preciso investir em tapetes emborrachados, almofadas, puffs ou poltronas, caixas organizadoras, lousa verde ou fazer uma pintura na parede de lousa verde e iluminação apropriada.
E claro, elementos decorativos para dar o toque final e especial na brinquedoteca do seu filho(a).
Conclusão
Viu só como os móveis planejados conseguem criar essa atmosfera divertida, sem deixar a funcionalidade de lado?
Esperamos que tenha gostado! E se você quiser fazer uma brinquedoteca em casa para os seus filhos, conte com a Casa Inova.
Aqui, nós te ajudamos a pensar e utilizar da melhor forma o espaço, preenchendo-o com móveis planejados funcionais, com acabamentos de primeira linha e qualidade, além de trazer sofisticação e personalidade no ambiente.